Você sabe a origem das festas juninas?
Poucas pessoas imaginam, mas tais festividades foram trazidas pelos colonizadores portugueses, durante o século XVI. Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.
As principais datas de comemorações são:
Santo Antônio (13 de junho)
São João (dia 24)
São Pedro (dia 29)
Festas Juninas – Uma Alegria com Jeito Brasileiro
As comemorações das festas juninas no Brasil, além de manterem as características herdadas da Europa, como a celebração dos dias dos santos, também mesclaram elementos típicos do interior do país e de tradições sertanejas, forjadas pela mescla das culturas africana, indígena e europeia.
Tanto as comidas típicas (como as feitas de milho), as danças e os instrumentos musicais nas festas, refletem milênios de tradições diversas que se fundiram. Mas aqui no Nordeste ganhou um jeito próprio.
Milhões de pessoas entram numa atmosfera de alegria; de muito forró e “arrasta pé” em festas espalhadas por várias cidades. São regadas de danças típicas, como as quadrilhas, que reúnem centenas de pessoas em compassos sincronizados e muito divertidos.
Comidas e bebidas típicas, decorações coloridas, danças caipiras, trajes e adereços bem animados tornam o evento uma experiência muito diferente e única.
Campina Grande – o Maior São João do Mundo
É uma linda mistura de cultura, experiência, história, comida boa, muita música, cores e paixões.
Assim é o São João de Campina Grande, com 37 anos de existência, hoje reúne milhares de pessoas em 30 dias de festa, que começa em junho e só termina em julho.
O Parque do Povo, local onde acontece a festa, possui mais de 42 mil metros quadrados. A decoração é feita com réplica de prédios antigos e históricos da cidade, tem muita comida típica e danças.
É um verdadeiro arraial para quem quer aproveitar a alegria do povo nordestino, com shows de cantores famosos e comidas que ficam na memória.
Somos paraibanas e temos muito orgulho da nossa cultura, se você quiser, seja bem-vindo(a), fazemos parte de um patrimônio cultural brasileiro.
Venha conhecer a Paraíba!
Moreira & Ruffos Construtora com 22 anos na Paraíba.
Ah! Neste período de pandemia não acendam fogueiras e em nenhum momento soltem balões. Para dançar, comer e se divertir não tem contraindicações!