A nossa terra ganha mais um motivo para se orgulhar.
A Paraíba, entre os estados do Nordeste, é o 3° lugar no segmento da construção civil e o 1° no segmento da indústria local.
Hoje, estamos em posição de destaque no mercado nacional. Uma característica que reforça a capacidade do Estado em se adaptar e se fortalecer diante dos desafios.
Quer saber mais? Continue a leitura e fique por dentro desta novidade.
A Construção Civil em 1° lugar
Para alcançar tal marca, foi realizado um estudo pelo Departamento Econômico (DEPECON), do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (SINDUSCON-JP), com base nos dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o perfil da indústria nacional.
E o segmento da Construção Civil, entre as atividades industriais da Paraíba, se destacou com grande representatividade:
Construção Civil (32,1%)
Serviços Industriais de Utilidade Pública (23,9%)
Couros e Calçados (11,2%)
Alimentos (6%)
Minerais não metálicos (5,8%)
Ou seja, dos 15,5% de participação da indústria no PIB Paraibano, cerca de 5% é representada pela construção, reforçando a importância do segmento na economia local. Um papel fundamental que, inclusive, fortalece as riquezas do Estado.
A Paraíba em 3° lugar no pódio
O dinamismo da Construção Civil na Paraíba reflete também diante do cenário nordestino, dando ao nosso Estado a medalha de bronze no pódio da indústria nacional.
No ranking dos estados estão:
PI (44,4%)
AL (34,2%)
PB (32,1%)
CE (26,7%)
SE (24,7%)
MA (24,2%)
RN (23,5)
BA (23,3%)
PE (20%)
São números que não podem ser negados quanto à relevância do segmento, principalmente por se tratar de um período incerto e nebuloso do país. Aqui, a porcentagem fala. E fala muito bem do nosso Estado.
A Construção Civil da Paraíba dá orgulho, sim senhor!
Na prática, o resultado de tais números é evidenciado nos empregos formais gerados por essa grande máquina chamada Construção Civil. Os dados de abril de 2021, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, apontam o segmento como o responsável por 42.025 profissionais com carteira assinada em toda a Paraíba.
Só na capital paraibana, em João Pessoa, são mais de 26 mil trabalhadores. Mais da metade.
A importância da Construção Civil para o Estado é indiscutível. Por isso que a Moreira & Ruffos levanta essa bandeira com honra no peito e o olhar de esperança para o futuro, independente dos obstáculos, desafios e cansaço diário.
Somos paraibanos com orgulho e a gente não nega.
Fonte: